A fantástica diferença entre furacão, tornado e tufão

(Este post contém um vídeo acima)

O Você Sabia?, de hoje, traz um assunto muito interessante. Você sabe qual a diferença entre Furacão, tufão e tornado? Para responder a essa pergunta, Manual do Silvio foi consultar o que diz o Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC), um renomado instituto americano responsável por estudar as variações climáticas.

De acordo com os especialistas do IPCC, um furacão é uma espécie de ciclone tropical. Então, é importante perguntar? Você sabe o que é um ciclone? O ciclone é um centro de baixa pressão atmosférica que gera um forte e contínuo movimento de correntes de ar. Elas correntes se movem das bordas para o centro e depois se deslocam para fora chegando a alturas muito elevadas.

Portanto, podemos dizer que o furacão é uma espécie de ciclone tropical com vento que atingem velocidades impressionantes e beiram os 120 quilômetros por hora no mínimo. Ah, mas atenção, para ser considerado furacão, esse fenômeno só pode ocorrer em alguns lugares específicos: no Caribe, no Atlântico Norte, no golfo do México e ao norte oriental do Pacífico. Os furacões podem atingir quilômetros de extensão e vistos do espaço por meio de satélites.

Um dos furacões mais devastadores da história foi o Katrina, que ocorreu no ano de 2005, matando cerca de 2000 pessoas e trazendo prejuízos de mais de U$$ 80 bilhões. Veja as imagens impressionantes!

Já um tornado é basicamente o vento de uma nuvem que desce e tem, ao mesmo tempo, o formato ascendente. Trata-se também uma espécie de ciclone que ocorre quando uma frente fria chega a locais onde a temperatura está quente e instável. Você pode reconhecê-lo por sua forma que lembra um funil, um redemoinho de vento assustador. A palavra tornado tem origem no idioma espanhol e significa tempestade. Em comparação ao furacão, o tornado tem menor duração e também menor tamanho. Mas isso não significa que ele faça menos estragos.

Muito comuns em território norte-americano, os tornados causam destruição há muito tempo. Em 1925, um tornado deixou cerca de 700 mortos nos estados de Indiana, Ilinois e Missouri. E tem mais uma curiosidade a respeito desse fenômeno. Quando ele ocorre sobre o oceano, é também chamado, no Brasil, de tromba d´água. Veja essas imagens extraordinárias de um tornado em ação:

Vamos agora falar do Tufão. Em termos gerais, o Tufão tem as mesmas características de um furacão, mas então vem a parte mais curiosa da história…Ele só recebe esse nome se ocorrer no Oceano Índico, no Pacífico, especificamente próximo ao Japão e ao sul da Ásia. Então podemos dizer que o que vai diferenciar os nomes de cada fenômeno é apenas a localização geográfica.

Formado durante o fenômeno climático El Niño, a partir do ano de 1991, o tufão Jonh foi o tufão que durou mais tempo e atingiu as maiores distâncias na história. Os números são impressionantes. O tufão percorreu mais de 13.000 quilômetros, com duração de 31 dias. Como variava de intensidade e reunia um número de vários ciclones tropicais, Jonh foi designado tanto como furacão, como tufão. Observe a passagem de um tufão!

 E você? O que você faria se avistasse um desses fenômenos? Não se esqueça de comentar, compartilhar, se inscrever no nosso canal e conferir as novidades de Manual do Silvio. Até a próxima, pessoal!

 

 

Leave your vote

3 points
Upvote Downvote

Total votes: 3

Upvotes: 3

Upvotes percentage: 100.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here